(11) 4521-2233
(11) 94731-2481
contato@aktur.com.br

TOUR PELO NORDESTE: UM PEDAÇO DE PARAÍSO BRASILEIRO

Viaje Mais, Viaje Melhor, Viaje Arktur

TOUR PELO NORDESTE: UM PEDAÇO DE PARAÍSO BRASILEIRO

O Nordeste brasileiro é conhecido por suas belas praias e paisagens, porém, ele não se limita a isso, e hoje, para cada destino apresentado, vamos te dar muitos motivos para querer ainda mais conhecer cada um destes destinos.

FORTALEZA

Famosa por suas dunas, a Capital do Ceará é muito mais além disso.

Além de praias maravilhosas, há muitos passeios e lugares para se conhecer na cidade.

Uma das principais avenidas da cidade, a Avenida Beira-Mar, conta com muitos bares, restaurantes, lanchonetes e sorveterias. Uma ótima opção de caminhada para iniciar o dia.

Comida típica e frutos do mar também é o que não falta nessa região, com diversos restaurantes não perca a oportunidade de se deliciar com pratos como o caranguejo, muito famoso em Fortaleza.

Ainda na Avenida Beira-Mar você pode experimentar o sorvete tradicional da cidade na Sorveteria 50 Sabores, uma rede de sorveterias com diversas filiais.

Para saber mais sobre a história e folclore do estado do Ceará, a visita ao Museus do Ceará é imprescindível. Situado no centro de Fortaleza sua mostra fixa exibe objetos que foram de Padre Cícero, como sua batina, bengala e o chapéu. Outro destaque é um punhal que foi do cangaceiro Lampião.

Outros lugares para se conhecer no centro da cidade são: o Teatro José de Alencar, um grande monumento arquitetônico da cidade que encanta por sua beleza, feito em homenagem ao escritor cearense José de Alencar, possui passeios guiados durante todo o dia; o Mercado Central, onde você poderá comprar lembranças através de artesanatos que representam a cultura cearense.

Explorando mais as praias, a praia de Iracema, próxima ao centro, tem um dos cartões postais da cidade, a Ponte dos Ingleses. A ponte foi construída para servir como porto para a cidade em 1921, porém nunca foi utilizada. O mar é agitado e procurado por surfista, e é considerado um ótimo lugar para observar o pôr do sol!

Ponte dos Ingleses

Também em Iracema, um passeio que você não pode deixar de fazer, é no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um centro cultural que reúne o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Planetário Rubens de Azevedo, o Museu da Cultura Cearense, um cinema e outros espaços culturais.

Para quem quer um mar mais tranquilo e bom para mergulhar, a praia de Meireles, vizinha de Iracema, conta ainda um jardim japonês e a famosa Feira de Artesanato na Av. Beira Mar.

 A feira já tem mais de 26 anos de existência e é um dos melhores lugares para comprar artesanato em Fortaleza.​

Além de uma localização ótima para turistas e cearenses, em frente ao Praiano Hotel, oferece grande variedade de produtos.

Por lá você encontrará castanhas, doces, rapaduras, cachaças, artesanatos em geral, artigos para decoração em sisal, madeira, palha, juta, couros, conchas, telas, mandalas, fibras. Além de lindas redes e calçados.

Se é mar que você quer em Fortaleza, a Praia do Futuro é logo a mais badalada da cidade e sempre repleta de gente. Com ótima estrutura para atender ao público, com cadeiras, mesas e guarda-sóis, o mar verde é apenas mais um atrativo para os banhistas. As ondas na praia são mais fortes e por isso também é procurada por surfistas e outros praticantes de esportes no mar.

A 25km do Centro de Fortaleza, encontra-se a praia Porto das Dunas, que muita gente considera a melhor praia da Grande Fortaleza, situada no município de Aquiraz. Esta cidade também é conhecida por abrigar o Beach Park, o melhor e mais famoso parque aquático do Brasil.

A beleza e a tranquilidade do cenário paradisíaco são o que a torna tão bem avaliada por quem já visitou Porto das Dunas.

Outra praia bastante procurada é a de Cumbuco, por ter mar mais calmo e passeios de buggy nas dunas, podendo sempre optar por passeios “com ou sem emoção”.

Dunas em Cumbuco

NATAL

A cidade se desenvolveu no turismo recentemente, começando a ser mais explorada nos anos 90, e passou a ter maior destaque internacional no começo dos anos 2000.

Com praias maravilhosas e lindas paisagens é um dos destinos mais procurados para visitar no Brasil.

Sua história começa na Fortaleza dos Reis Magos, construção do século 16 da qual Natal começou a se desenvolver. Lá há um museu onde conta toda a história da capital do Rio Grande do Norte, além de estar situado na Praia do Forte, uma das muitas belas praias de Natal.

Fortaleza dos Reis Magos

Próximo à Fortaleza dos Reis Magos, está situada a Ponte Newton Navarro. Além de uma via importante da cidade, essa ponte tornou-se um dos pontos turísticos em Natal com a melhor vista.

Nossa dica é fazer a travessia pela ponte até a Praia da Redinha logo de manhã cedo e retornar no final da tarde, para pode aproveitar a vista por todo o trajeto. E Natal também se destaca pela sua culinária, e um dos pratos mais famosos que você deve experimentar quando for, é a ginga com tapioca, uma tapioca “recheada” com ginga, um peixe pequeno, que em outras localidades pode ser encontrado pelo nome de Manjuba ou Manjubinha. O local com a ginga mais tradicional de Natal é na Praia da Redinha.

Cada praia de Natal tem uma característica diferente e uma atração diferente para se fazer.

Na Praia dos Artistas, uma das mais populares da capital, estão algumas casas noturnas badaladas, para aqueles que gostam também de aproveitar a vida noturna do litoral. Ela recebeu esse nome porque quando a cidade de Natal estava em urbanização, muitas personalidades importantes, como artistas e políticos se reuniam aqui para curtir o sol.

Não deixe de visitar também o Centro de Artesanato da Praia dos Artistas. Além de conferir um lindo trabalho de artesãos de todo o Rio Grande do Norte, você pode experimentar iguarias tipicamente potiguar, além de curtir um forrózinho no final da tarde

Outra praia bastante badalada e próxima à Praia dos Artistas, é a Praia de Ponta Negra, local onde fica o Morro do Careca, principal cartão-postal de Natal.

Além de restaurantes, você pode curtir o mar que não é muito agitado, jogar futebol e vôlei na praia, e no final da tarde curtir uma música ao vivo para aproveitar o pôr-do-sol.

Morro do Careca

Um dos lugares mais famosos em Natal é Genipabu devido aos passeios de buggy nas Dunas. O visual das dunas é incrível. É possível contemplar toda a Praia de Genipabu e também uma vista panorâmica para a cidade de Natal.

Outras opções de passeios um pouco mais distantes para se conhecer quando for a Natal são: o Cajueiro de Pirangi, cartão-postal da cidade, um cajueiro de 8500 metros de comprimento, o maior do mundo; e o mar cristalino dos Parrachos de Maracajaú, o Caribe do Rio Grande do Norte que fica a 1h30 hora de carro a partir de Natal, e em dias de maré baixa o lugar vira uma grande piscina natural, onde é possível ver formações de recifes e peixinhos.

PORTO DE GALINHAS

Um lugar paradisíaco com piscinas naturais e resorts que fornecem uma experiência única para relaxar e se divertir.

O principal ponto turístico para quem vai a Porto de Galinhas são as Galés. As jangadas saem do calçadão da praia e te levam para visitar essas belezas naturais da região, onde você pode até realizar mergulhos para conhecer mais a fundo estas famosas piscinas naturais.

Outro passeio recomendado para explorar a orla da praia é o de buggy que vai da praia de Muro Alto até o Pontal de Maracaípe, onde você pode realizar um passeio de jangada pelo rio que deságua no mar e conhecer cavalos marinhos, e até surfar no mar de Maracaípe.

Em Porto de Galinhas, você não pode deixar de ir à Praia dos Carneiros, uma das mais belas praias do litoral brasileiro. E você pode conhece-la fazendo um passeio de Catamarã até a Ilha de Santo Aleixo, onde você pode contemplar um pouco mais da Mata Atlântica e tomar um banho de argila, e depois seguir para a famosa praia. Ao chegar à Praia dos Carneiros, pode-se escolher entre andar pela orla cheia de coqueiros ou relaxar nas piscinas naturais, com água morna e peixes coloridos.

Praia dos Carneiros

Uma das maiores praias da região é a Praia do Cupe, que apesar de ter ondas fortes, propícias para o surf, possui em seus arredores arrecifes, que formam piscinas naturais, tornando-a uma ótima opção de lazer para toda a família.

Aproveite também para visitar o centrinho de Porto de Galinhas a noite. Lá tem ótimas opções de restaurantes, algumas lojinhas e é um passeio gostoso, quando já não rola mais praia. Aliás, andando pela vila é fácil esbarrar por umas galinhas gigantes de raiz de coqueiro feitas pelo artista Carcará, que é um dos mais famosos, e cujo ateliê fica pertinho.

A gastronomia nordestina é mesmo o forte nos restaurantes de Porto de Galinhas, presente em pratos com macaxeira, queijo coalho ou carne seca. Por ser um destino litorâneo, os frutos do mar também são frequentes.

Com diversos hotéis de alto padrão e resorts All Inclusive, muitos viajantes aproveitam bastante as atividades em Porto de Galinhas nestes lugares. São diversas opções para todos os gostos!

MACEIO

Com 40 quilômetros de litoral, a capital do Alagoas impressiona com as suas praias de mar transparente, águas quentinhas, e uma culinária rica com sabores tradicionais, como a tapioca, e os alimentos preparados a base de frutos do mar, como o sururu.

No centro da cidade existem diversas opções para conhecer a história de Maceió.

No Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, você encontrará um grande acervo de arte popular, além de peças de países como Espanha, Portugal e México.

Outro museu para se visitar é o Museu Palácio Floriano Peixoto, constituído basicamente do peças imobiliárias dos séculos XIX e XX, cristais e objetos decorativos, além de obras de artistas alagoanos.

Próximo ao centro, está a Praia de Pajuçara, uma das mais famosas de Maceió, O clima é muito agradável, e toda a paisagem envolvente deixa os turistas apaixonados pela região. E um dos melhores passeios na região, é a visita às piscinas naturais de Pajuçara, que fica a 2km da costa. Lá pode se ver toda a vida marinha, tamanha é a transparência da água. Além disso, os belos corais que se encontram protegendo a praia são inesquecíveis.

Mais um atrativo de Pajuçara é a Feira de Artesanato. Aberta durante o dia e a noite, conta com dezenas lojinhas de souvenirs à beira mar.

Piscinas Naturais de Pajuçara

Outro passeio para se fazer em Maceió, no bairro Pontal da Barra, é o Passeio das Nove Ilhas, um dos passeios mais inesquecíveis de Maceió, com barcos típicos que navegam em um arquipélago localizado na Lagoa Mundaú. Das nove ilhas, oito delas ficam na capital alagoana e uma em Marechal Deodoro, município vizinho.

Em Maceió também vale a pena realizar alguns passeios que saem da cidade, como a visita a Praia de Ipioca. Pouco movimentada, essa praia é ideal para um dia de descanso e umas férias tranquilas, aproveitando uma paisagem paradisíaca, que mais se parece com o caribe.

Nesta praia também está localizado o Hibiscus Lounge Bar, um lounge bar todo charmoso, com espreguiçadeiras, redários e palhoças, que fica de frente para o mar.

Um outro lugar recomendado e procurado por turistas é o que vai até a Praia do Gunga, passando por mais duas praias.

A primeira parada é na Praia do Francês, onde podemos destacar as piscinas que se formam na maré baixa, permitindo que os turistas mergulhem à vontade.

O passeio continua para a Barra de São Miguel, onde fazem uma pausa para quem quiser concluir o trajeto até a Praia do Gunga de lanchinha.

A Praia do Gunga é considerada uma das mais bonitas do Brasil e você não pode deixar de conhecê-la durante as férias em Maceió. Dá para passar o dia inteiro aqui, aproveitando o mar e outros pontos turísticos do local.

E um pouco mais distante da capital, está a São Miguel dos Milagres, um dos passeios mais procurados pelos turistas e um dos mais indicados também por conta da região paradisíaca e apaixonante!

Praia de São Miguel dos Milagres

BAHIA

Um estado tão rico em cultura, diversidade e paisagens maravilhosas não poderia estar de fora desta lista.

Com tantos lugares importantes para se conhecer, iremos citar alguns dos mais visitados e um pouco de sua história.

Começando pela sua capital, Salvador tem muitos pontos históricos e turísticos para visitar sendo eles:

O Pelourinho, Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é um dos lugares que mais representam a Bahia e sua cultura, com mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18, distribuídos entre ruas, vielas, largos e ladeiras, tem ainda entre suas preciosidades, a Igreja e Convento de São Francisco, a Fundação Casa de Jorge Amado, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Teatro Miguel Santana;

Pelourinho

O Farol da Barra, segundo existente em todo o continente americano, data de 1839, e abriga atualmente o Museu Náutico da Bahia. Um ótimo lugar para contemplar o pôr-do-sol;

Um dos principais cartões postais de Salvador, com 72 metros de altura, o Elevador Lacerda liga a Cidade Baixa à Cidade Alta, transportando uma média de 900 mil passageiros por mês;

O Rio Vermelho, um dos bairros mais boêmios da capital baiana, que concentra ampla variedade de bares, casas de show, boates, restaurantes e hotéis;

O Farol de Itapuã, mais um dos cartões postais da cidade, que tem 21 metros de comprimento;

E a Igreja do Bonfim, grande referência da fé baiana, a Basílica Santuário Senhor do Bonfim é um templo católico localizado na Colina Sagrada. Famosa pela tradicional lavagem de suas escadarias, sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro, costuma receber baianos e turistas para missas, pagamento de promessas e causas impossíveis.

Próximo a Salvador, está um dos destinos mais procurados por turistas, o Morro de São Paulo. Localizada na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, Morro de São Paulo é um dos lugares imperdíveis na Bahia que você precisa conhecer para se apaixonar pelas belezas do litoral baiano. O local fica a 250 km de Salvador, reservando surpresas de encher os olhos dos visitantes.

Para chegar a esse paraíso, você enfrenta uma viagem de catamarã de 2 horas, tornando o passeio ainda mais encantador.

Após conhecer um pouco da capital, vamos agora para o litoral sul da Bahia, onde se encontram algumas das mais belas praias do Brasil, você não pode deixar de conhecer esses lugares.

Um litoral onde você pode encontrar de tudo: a agitação de Porto Seguro; as paradisíacas praias em Trancoso; o clima de lua de mel em Arraial D’Ajuda; e a histórica Santa Cruz Cabrália. Com certeza um tópico que falaremos mais em outros posts.

Para quem gosta de cachoeiras, não pode deixar de conhecer a Chapada da Diamantina no interior baiano. Um dos lugares mais fabulosos do país, tem atrativos para todos os gostos. Na Fazenda Pratinha, em Iraquara, vale a pena conhecer a Gruta da Pratinha, onde dá para fazer flutuação nas águas intensamente azuis e transparentes, e a famosa Gruta Azul, um lago translúcido que ganha tons azulados entre 14h e 15h (de abril a setembro), quando um feixe de sol invade uma abertura na rocha.

Gruta Azul

Tanta riqueza, belas paisagens e cultura… Esse é o nosso Nordeste brasileiro!

Para mais informações de pacotes e hotéis, entre em contato conosco e viaje Arktur!

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Fale Conosco