(11) 4521-2233
(11) 94731-2481
contato@aktur.com.br

5 DICAS TURÍSTICAS PARA CONHECER OS 4 CANTOS DA EUROPA

Viaje Mais, Viaje Melhor, Viaje Arktur

5 DICAS TURÍSTICAS PARA CONHECER OS 4 CANTOS DA EUROPA

5 DICAS TURÍSTICAS PARA CONHECER OS 4 CANTOS DA EUROPA

A Europa possui uma grande diversidade cultural, de línguas e diversos pontos turísticos que valem a pena conhecer, e neste texto, você poderá ver um pouco de alguns dos melhores destinos do Velho Continente, e ter um gostinho de tudo o que você pode aproveitar por lá.

DICA 1#

Para começar nossa primeira dica é visitar os primeiros países do oeste Europeu: nossos colonizadores, Portugal, e sua vizinha Espanha. Separamos dicas de 2 das principais cidades desses países.

Lisboa

Com uma culinária de encher os olhos para o paladar brasileiro, em Lisboa você poderá apreciar o famoso bacalhau português, sardinha e pastéis de Belém, além dos vinhos portugueses de sabor inigualável. O centro da cidade possui diversos atrativos, e um bairro que pode ser considerado o centro, é a Baixa. Com bastante história, um dos lugares a se conhecer é a Praça do Comércio, a mais importante de Lisboa, que possui como ponto turístico o Arco Triunfal da Rua Augusta, no lado norte da praça.  Outra praça, ainda no na Baixa, é a Praça Rossio, onde fica uma estátua de Dom Pedro IV (o Dom Pedro I do Brasil) e a estação do Rossio, de onde saem os trens para Sintra.

Para quem acha que as noites de Lisboa são calmas provavelmente não conhecem o Bairro Alto. Com vias estreitas, as noites são sempre agitadas e recebem vários turistas e moradores da região. Uma das formas de chegar a este bairro é pelo bondinho Elétrico 28, uma das formas mais agradáveis de conhecer Lisboa.

Como rota turística, você não pode deixar de ir ao Mosteiro dos Jerônimos, um dos mais bonitos da Europa, que recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 1907.

Próximo ao Mosteiro dos Jerônimos se encontra o Museu da Marinha, um verdadeiro passeio pelo passado marítimo português, desde os Descobrimentos até o século XIX, mostrando o impacto que estas expedições tiveram na história portuguesa.

No Bairro de Alfama, o mais tradicional e antigo da cidade, com ruas estreitas, portas típicas e com muitas casas de fado, outro ponto imprescindível a se conhecer é o Castelo de São Jorge, uma das construções mais antigas do país e que foi base para a formação da cidade de Lisboa, e a Torre de Belém, um dos lugares mais históricos da cidade, com arquitetura fantástica, rodeada por decorações e brasões das armas de Portugal, tinha como objetivo ser um projeto de construção defensiva da cidade na época de D. João II.

Além destes pontos turísticos, Reserve uma parte do seu dia para caminhar pelo belo Bairro Chiado, um dos bairros mais boêmios da capital portuguesa, cheio de bares, restaurantes, cafés, lugares históricos e belos prédios.

Barcelona

Assim como Lisboa, Barcelona é uma cidade com beleza e arquitetura encantadoras.

Além de belíssimas praias, possui diversos atrativos e pontos turísticos para visitar. Com comida típica marcante, o Mercat de la Boqueria, um mercado público de Barcelona, é um ótimo lugar para conhecer e apreciar um pouco da gastronomia local em restaurantes dentro do mercado. Para os apaixonados por arquitetura, um passeio imperdível é o Roteiro Turístico de Gaudí, que passa pelas edificações que se tornaram cartões-postais de Barcelona, como a Igreja Sagrada Família, o Parc Guell, a Casa Batlló e a Casa Milà. Ainda para quem gosta de arquitetura, vale a pena visitar os bairros medievais, o bairro Gótico e o sofisticado Born.

Para fugir um pouco do ar urbano da cidade, o Parque de la Ciutadella é um dos lugares mais especiais de Barcelona. Ele é o pulmão verde da cidade, único parque localizado ali no meio do centro. E de quebra, você poderá conhecer o Arco do Triunfo de Barcelona, um belíssimo monumento para coroar um passeio incrível.

Em Barcelona existem diversos pontos turísticos para passear, como Montjuic, onde se encontra o parque olímpico, jardim botânico, fundação Joan Miró o Palácio nacional (sede do Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC)) e um antigo castelo medieval. Uma bonita montanha com vista privilegiada que foi sede da exposição mundial de 1929 e o coração das olimpíadas de 1992.

Museu Nacional de Arte da Catalunha

Para quem gosta de praias, vale a pena conhecer o litoral da cidade, que fica a poucas estações de metrô dos bairros mais centrais e famosos da cidade. A região de Bagatelli é a mais frequentada e possui um ar mais sofisticado.

Uma das praias mais famosas é a praia de Barceloneta, um bairro de ruas estreitas, praças e bares antigos junto ao porto. Um lugar com bastante atrativo para quem gosta de agito, com baladas como Opium e Pacha, além de diversos lounges em frente as praias que lotam no verão espanhol.

Praia de Barceloneta

Famosa também pelo futebol, uma visita ao Camp Nou, estádio do Barcelona FC, é uma boa pedida, além do passeio a pé pelas ruas: Las Ramblas, um dos pontos mais movimentados em Barcelona; e o Passeig de Gràcia, a avenida mais chique de Barcelona, com seus edifícios antigos e charmosos, luminárias lindas e elegantes, lojas famosas, cafés e restaurantes.

DICA 2#

Movendo adiante pela Europa, os nossos próximos destinos estão bem acima da Espanha: Paris e Londres. Cidades com características distintas, mas igualmente maravilhosas.

Paris

A bela Paris!! Com seus vinhos conhecidos mundialmente, restaurantes com chefes de primeira linha, suas belas ruas, espetáculos em suas casas de show e teatro… Isso já seria suficiente para fazer com que qualquer um tenha vontade de conhecer esta cidade maravilhosa. Mas além de tudo isso, ainda podemos conhecer pontos turísticos e monumentos históricos com arquitetura fantástica. E com tantas belezas para se conhecer, separamos as seguintes para vocês terem uma ideia:

A Torre Eiffel, que um dia já foi considerada uma obra que estragava a paisagem da cidade, e hoje em dia todos querem uma foto com ela ao fundo. Uma dica imperdível para quem quer o melhor angulo e as melhores fotos e uma vista diferenciada da torre é chegar pela estação Trocadero do metro;

A Basílica do Sagrado Coração (Sacré Coeur), um dos lugares sagrados mais importantes de Paris. Está localizada no alto de Montmartre, uma colina de 130 metros de altura de onde se pode contemplar uma vista magnífica da cidade;

A Square Jehan Rictus uma simpática praça em Montmarte, com muito verde e muitas flores onde está o Le mur des jet’aime, o muro do amor, um muro com cerca de 1000 “eu te amo”, em mais de 300 línguas diferentes;

A catedral de Notre Dame, construída em cima de um templo romano no século XII, é um dos edifícios mais antigos da cidade;

O Museu de Orsay, localizado em uma antiga estação de trem, abriga a maior coleção de arte impressionista de Paris;

A Avenida St. Germain de Prés, uma das mais elegantes e glamorosas da cidade;

O bairro Saint-Germain, um dos bairros mais elegantes de Paris, onde se encontra a Abadia Beneditini, igreja do século VI mais antiga da cidade;

O grande símbolo da cidade, Rio Sena, a belíssima rota fluvial pela qual você passará diversas vezes ao fazer seus passeios pela capital francesa, além de poder contempla-lo por meio de um tour de barco;

O Arco do Triunfo, uma construção que representa as vitórias do exército francês sob as ordens de Napoleão, testemunhando inúmeros momentos históricos como por exemplo a passagem dos restos mortais de Napoleão em 15 de dezembro de 1840 e os desfiles militares das duas guerras mundiais, em 1919 e 1944;

A Avenida dos Campos Elísios, a avenida mais glamurosa e importante de Paris, um passeio obrigatório na capital francesa;

O Museu Picasso, um dos mais visitados da cidade;

O boêmio bairro de Pigalle, onde se encontram diversas casas de espetáculo, como Moulin Rouge;

E o Museu do Louvre, parada obrigatória em sua visita a Paris. Ele foi inaugurado em 1793, na capital da França, e desde então recebe em média 9 milhões de visitantes todos os anos, que se impressionam com seu acervo com mais de 380 mil objetos, que vão desde relíquias do antigo Egito até mesmo pinturas modernas.

Tantas atrações de uma cidade maravilhosa e uma das maiores da Europa. Um dos sonhos de muitos pelo mundo para se visitar.

Londres

A cidade mais visitada do mundo, possui diversas atrações como bares, pubs, casas noturnas e teatros espalhados por toda sua extensão para curtir e aproveitar durante a noite.

E durante o dia por que não conhecer mais da história e de seus belos patrimônios?

Uma parada obrigatória para quem visita a cidade é a Torre do Big Ben, o segundo maior relógio do mundo, que fica situado ao lado do Palácio de Westminster, um edifício gótico do período vitoriano onde ficam as duas câmaras que compõe o parlamento britânico. Boa parte do antigo edifício do parlamento foi destruído em 1834 por um incêndio, sobrando apenas a parte da Westminster Hall, os claustros, a cripta da capela e a Jewel Tower, que era onde ficam as joias e ouro. Dessa forma, o parlamento teve que se mudar ao novo edifício, que foi concluído em 1847 e é composto por 1200 quartos.

Além disso, é possível realizar um tour de ônibus de 2 andares pelo centro de Londres ou apreciar a cidade do alto de um de seus cartões postais mais famosos, o London Eye, uma roda gigante com mais de 120 metros de altura.

DICA 3#

Chegando ao centro da Europa, avançamos nosso tour Europeu, conhecendo novas culturas e novos pontos turísticos que marcam o velho continente tão rico em histórias.

Berlim

Berlim, capital da Alemanha, é uma cidade encantadora e considerada uma das mais modernas e sofisticadas da Europa. E por ter sido uma cidade que tanto marcou a história, principalmente relacionados à Hitler e a segunda guerra mundial, o que não falta na cidade são museus, e para quem gosta de história, a Ilha dos Museus de Berlim é um dos principais lugares a serem visitados. Com cinco museus na ilha, cada um deles conta uma parte da história e cultura da cidade e da Alemanha, com obras e lugares para rechear o seu roteiro de viagem.

Em Berlim há diversas atrações para se conhecer, oferecendo uma vasta opção de comidas de rua e foodtrucks. Vários pontos da cidade recebem feiras gastronômicas com pratos para todos os gostos e bolsos. O mais famoso deles é o que acontece às quintas-feiras, no Markethall Neun. Das 17h às 22h, o mercado transforma-se em ponto de encontro entre os que adoram boa comida, quitutes, pratos criativos e novas experiências gastronômicas.

Mas antes de conhecer a gastronomia da cidade, vale a pena reservar o seu dia para ir a outros pontos turísticos da cidade como o Muro de Berlim que separou a capital entre 1961 e 1989, quando foi derrubado ao final da Guerra Fria. Eram 66,5km de muro que transformou Berlim, a Alemanha e o mundo em dois: ocidental e oriental. E ainda sobre este importante marco da divisão alemã, é imprescindível conhecer Portão de Brandenburgo de Berlim, que é o símbolo mais importante da cidade. Ele é o símbolo oficial da separação das duas Alemanhas, e após a queda do muro de Berlim, passou a representar o marco oficial da reunificação alemã.

E ao lado do Portão de Brandenburgo, fica localizado o Memorial do Holocausto, mais um ponto turístico importante que foi criado para homenagear os judeus que foram mortos durante o período nazista.

Muitas atrações e é claro, a famosa cerveja alemã para você experimentar e se deliciar!

Praga

A capital da República Tcheca é uma verdadeira obra de arte, famosa por seduzir turistas de todos os cantos. Com arquitetura encantadora, hoje é um dos destinos mais procurados na Europa, e pontos turísticos como o Castelo de Praga, não podem ficar de fora. Construído na parte mais alta da cidade por volta de 870, o Castelo de Praga não é apenas um castelo medieval, mas sim um belo complexo histórico, já que lá existem diversas igrejas, como a Catedral de São Vitus e o Monastério de São Jorge, além de vários palácios, como o Antigo Palácio Real e o Rosenberg Palace. Hoje o Castelo de Praga é também a residência oficial do Presidente da República.

Outro ponto importante a se conhecer é a Ponte Carlos (Charles Bridge), que faz ligação entre o Castelo de Praga e a Cidade Velha, e foi construída em 1350, passando sobre o Rio Vlatva. Decorada com diversas estátuas e três torres majestosas, é um lugar que garante uma vista maravilhosa da cidade e perfeita para se ver o pôr do sol.

A cidade de Praga é conhecida como a mais charmosa e civilizada da Europa. São diversas atrações: parques, monumentos, museus, palácios, igrejas, baladas, entre outras opções que te deixaram apaixonado, e uma importante rua para visitar é a Karlova, que é repleta de lojas, galerias de arte, teatro, cafés e restaurantes, ótima para se passear no fim de tarde e admirar sua bela paisagem. Durante a noite, uma boa opção é a excursão noturna de ônibus, com um cruzeiro-jantar no Rio.

DICA 4#

A caminho do mediterrâneo, nos voltamos para 2 países com histórias de grandes impérios da antiguidade: o Império Romano e o Império Turco.

Roma

A capital italiana encanta turistas de todo o mundo com seus monumentos, suas histórias, sua arte e sua cultura, e se torna um privilégio poder apreciar um pouco desta cidade magnífica.

Conhecer o grande Coliseu de Roma é uma parada obrigatória na cidade, uma construção milenar onde diversos gladiadores batalharam entre si para mais de 70 mil romanos. Sua grandeza e sua história são os principais fatores que fazem valer a visita. Dica: compre o ingresso com bastante antecedência e chegue cedo para evitar filas gigantescas.

Muito procurado por turistas, visite a Fontana di Trevi, imortalizada no cinema e com uma tradição entre os visitantes que realizam o ritual de jogar uma moeda na água, que conforme a lenda, faz o turista retornar à cidade.

E por fim, a ida ao Vaticano, que demandará bastante do seu tempo, sendo o ideal chegar o mais cedo possível pois você vai conhecer no mínimo uns 5 pontos turísticos de Roma.

Além da famosa Basílica de São Pedro, você pode visitar também os Museus do Vaticano, a Capela Sistina, a Galeria dos Mapas e a Sala da Biga, diversas opções culturais para tornar a sua viagem ainda mais rica!

Basílica de São Pedro

Istambul

A única cidade do mundo localizada em dois continentes, parte de Istambul está na Europa e parte está na Ásia. E essa posição geográfica diz muito sobre a cidade e sua cultura, trazendo uma história muito rica devido aos diversos povos que passaram por lá.

Um ponto turístico a ser visitado, por exemplo, é a Mesquita Azul, que se tornou conhecida por conta dos famosos azulejos pintados à mão que a enfeitam. Na mesquita azul, assim como nas outras espalhadas pela cidade, há um local para que os homens orem separados das mulheres. Não se pode entrar com sapatos, roupas curtas ou que marcam muito o corpo.

O Palácio do Topkapi, construído pelo sultão do Império Otomano Mehmet II no século XV, serviu como residência para vários sultões durante muitos anos, e hoje é um museu super interessante. Há nele uma exposição de joias, onde você se impressionará principalmente por lá estar o maior diamante do mundo. Fica numa localização privilegiada, entre o Mar de Marmara, o Bósforo e o Corno de Ouro.

Além dos belos palácios e museus, em Istambul você pode visitar um dos maiores mercados cobertos do mundo, o Grande Bazar (Kapalicarsi), uma atração imperdível com 60 ruas e 5.000 lojas que atraem milhares de pessoas todos os dias para comprar joias, cerâmicas pintadas à mão, tapetes, bordados, especiarias, lojas de antiguidades, de couro e muitas outras.

DICA 5#

A caminho das regiões mais frias da Europa, vamos sentido ao norte Europeu, com Rússia e Finlândia como destinos.

São Petersburgo

A antiga capital Russa é conhecida como o coração cultural do país e é também a 2ª maior cidade da Rússia.

Uma cidade espetacular para todos os tipos de público. Para os que gostam de explorar cidades a pé e tirar muitas fotos, podem visitar palácios, monumentos e igrejas, como a Catedral de Kazan, uma das construções ortodoxas mais importantes de São Petersburgo.

Para os apaixonados por arte e cultura, a cidade possui museus mundialmente importantes como o Hermitage, que é considerado um dos melhores museus do mundo. Situado no belíssimo Palácio de Inverno, na Praça do Palácio, o museu, fundado em 1764, abriga – em mais de 300 salas – três milhões de trabalhos artísticos/artefatos da cultura mundial.

Uma dica gastronômica é experimentar um restaurante georgiano, uma das melhores gastronomias do mundo, em São Petersburgo. Os russos a adoram e está cheio de restaurantes pela cidade. Não deixe de experimentar o khachapuri, khinkali, salada de nozes, cogumelo gratinado com queijo e como acompanhamento um vinho georgiano.

Helsinque

E para finalizar este tour, chegamos ao norte europeu, na cidade de Helsinki, capital da Finlândia, uma vibrante cidade litorânea de belas ilhas e grandes parques verdes. Apesar do seu ritmo relaxante, há um bom número de bares, restaurantes e casas noturnas de qualidade nessa pequena metrópole de pouco mais de 600 mil habitantes.

Por ser bastante compacta, a cidade é facilmente explorável a pé ou utilizando os práticos bondes que cobrem toda área. Design, arquitetura, cultura, parques, florestas, lagos e numerosas ilhas no entorno garantem que não faltará o que contemplar nos muitos passeios pela cidade.

E uma boa notícia é que brasileiros não precisam de visto para entrar no país, graças ao Acordo de Schngen, desde que a estadia não ultrapasse 90 dias.

A presença do grande arquiteto Alvar Aalto é sentida em alguns edifícios, mas o grande ícone local é o Tuomiokirkko, a igreja luterana que domina a praça do Senado. Dali são poucos passos para a Catedral Ortodoxa Uspensky e suas paredes de tijolo vermelho, outro símbolo local. Se a fome já bater, passe na praça do mercado Kauppatori, com barraquinhas oferecendo paellas, sopa de salmão e bolinhos de bacalhau.

Outra característica da cidade para se conhecer é a arquitetura, que mescla o tradicional e arquitetura moderna, com belos prédios clássicos, como a, que faz parte do patrimônio mundial da UNESCO, e obras que representam o melhor do design nórdico moderno, como o Pikkuparlamentti, anexo do parlamento finlandês construído em 2004.

E outro patrimônio da UNESCO que representa bastante esta bela cidade é a Fortaleza de Suomenlinna, uma fortaleza marítima construída a partir de 1748 em terrenos irregulares e abrigada em seis ilhas, localizadas na entrada do porto de Helsinque.

Fortaleza de Suomenlinna

Com tantas maravilhas em um só continente, vale a pena se programar e montar roteiros completos para fazer um grande tour pela Europa.

Conheça nossos pacotes e viaje Arktur!

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Fale Conosco